CFOP é a sigla referente ao Código Fiscal de Operações e de Prestações. Ele é responsável por caracterizar determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro.
Além disso, o código CFOP referencia se a nota fiscal tem a finalidade de entrada ou saída e para qual região o será enviado produto, dentro ou fora do estado, ou se será para o exterior.
Ou seja, conseguimos identificar se o documento fiscal é referente a uma venda, compra, devolução, transferência, entre outras finalidades, através do CFOP utilizado. A imagem abaixo demonstra o local da NF-e em que se encontra o CFOP.
O CFOP, como citado, é composta por quatro dígitos. Sendo que:
Primeiro Dígito: identifica Tipo (entrada ou saída) e Região (exterior, dentro ou fora do estado) da operação;
Segundo Dígito: indica a qual grupo ou tipo da operação o documento fiscal irá se referir;
Terceiro e Quarto Dígitos: detalham a operação ou prestação propriamente dita.
O CONFAZ disponibiliza uma lista de CFOP que podem ser utilizados nas notas fiscais. Confira mais clicando aqui.
No ERP você pode inserir o CFOP nas operações fiscais, no produto, na venda ou diretamente na nota. Para saber mais, acompanhe o artigo: Como alterar o CFOP dos produtos no Sistema ERP.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do GB ERP Empresarial! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe da Gestbox Sistemas para maiores informações!
Entre em contato conosco agora mesmo através do chat dentro do sistema ou pelo nosso WhatsApp.